Canil D'Elia Chow

reprodutor dicas kenel curiosidades ração chow em São Paulo compra veterinário filhotes de chow chow cachorro canis chow filhotes de chow chow branco chow chow em São Paulo canil cão da lingua azul rações pedigree cadela Filhotes de chow chow ranking chow chow branco chow-chow filhote fêmea criador filhote de chow filiação ninhada venda vacinas criadores vencedor fórum lingua azul filhote de chow em São Paulo filhotes de chow chow em São Paulo D'Elia macho cães vacina filhote de chow chow creme cadelas dúvidas filhotes de chow chow cão Chow chow chow chow creme filhotes raça .

Informações sobre o chow chow


Histórico

O Chow é uma das mais antigas raças sendo criada pelo homem sem sofrer grandes mutações. Há referências em estátuas de 4000 anos e em registros escritos desde 1100 A.C..
Sua origem é a Mongólia e não a China, como muitas pessoas pensam, pois eram criados por tribos bárbaras mongóis, e usados a princípio, para guarda, caça e batalha.
Chow - Cão com aparência leolinaComo caçadores, os chows tem um olfato notável, grande inteligencia e força, por isso era muito apreciado pelos imperadores, que tinham muitos exemplares em seus palácios.
Os mosteiros budistas e palácios, desde o século XIII, foram os grandes preservadores do padrão da raça, pois foram os primeiros a fazer seleção dos melhores exemplares e, quando necessitavam introduzir novo sangue na criação, viajavam centenas de kilômetros para buscarem qualidade e genes novos para preservarem este cão.
Esta foi, provavelmente, a causa da mudança de comportamento do Chow, mudando de um cão de múltiplo uso para um cão de companhia. Chow - Cão com língua azul
Na natureza, as características originais foram sendo perdidas, pois os cães originais e estrangeiros que chegavam dos paises conquistados, misturavam-se com os Chows. Marco Polo foi o primeiro ocidental a mencionar e descrever o Chow quando visitou a China no século XVIII.
Com a invasão da China, os mongóis levaram este encantador cão para o território chinês. Eram chamados de "cães de guerra" e descritos como tendo "aparência leonina", robustos e poderosos. Conta a lenda que a escuridão da boca é a proteção contra espíritos do mal.
Quando Genghis Khan e seu exército conquistou o seu império, os cães que o acompanhavam eram, provavelmente, Chow Chows. Com o passar dos anos suas funções foram ampliadas, servindo como cães de pastoreio, farejadores, busca, tração, puxadores de trenós e fornecedores de pele além das funções iniciais.

Padrão Discutido

O Chow possui no padrão 5 cores: vermelho, preto, canela (fulvo), azul e creme (branco).
O dourado não é uma cor definida pelo padrão, embora sejam mencionadas como sendo uma cor diferenciada.
O vermelho pode ser intenso (mogno) até bem suave (dourado bem claro), quando adquire a coloração mais clara, é normalmente chamado de dourado.
A cor canela também possui grande variação de tonalidade e muitas vezes também é chamada errôneaomente de dourado.
O creme ou branco possuem pouca variação na tonalidade, mas as orelhas possuem coloração amendoada.
O azul também possui nomes errados, grafite e cinza são os mais comuns. Há uma maior incidência de cães vermelhos e pretos, embora o azul e o canela não serem tão raros.
O creme é a mais rara entre as cores possíveis.
Os chows devem ter uma cor sólida, ou seja, não pode haver manchas de outras cores. Áreas mais claras da mesma cor são admitidas. No azul e no preto ocorre áreas com pêlos brancos, o que não é desejado, mas muito comum no azul. Nestas cores também é muito comum o avermelhamento do pêlo devido a exposição ao sol. A solução é lavar com shampoos com protetor solar e evitar que fiquem muito tempo expostos ao sol forte. Não é aconselhado o cruzamento entre chows de cores recessivas canela, azul e creme, pois podem gerar filhotes com problemas de pigmentação.

Defeitos

Como criadores, temos a obrigação de manter nossas ninhadas o mais saudável possível e para isso devemos conhecer os defeitos mais comuns da raça.
Reconhecer os defeitos requer experiência e conhecimento. Criadores devem estar preparados para garantir que suas ninhadas não sofram qualquer tipo de problema, mesmo os ocultos que podem aparecer durante seu crescimento.
Lembre-se que você que pensa em adiquirir um Chow, também tem a responsabilidade de checar a idoneidade do canil.
Das enfermidades mais comuns nos Chows, podem citar os problemas oculares, a displasia, tireóide, e problemas de pele. Saiba que nem todos são aparentes a olho nu.
Evite aborrecimentos e gastos com exames e veterinário adiquirindo seu Chow em um bom canil, que tenha anos de experiência.

Faltas e Penalidades

Faltas serão penalizadas na proporção do desvio do padrão. Julgando Chows, a imagem geral é de consideração primária. Exageros em qualquer característica comprometendo o equilíbrio e a harmonia de sua constituição serão severamente punidos. Ao comparar espécimes de sexo diferente, considerações devem ser levadas em conta a favor das cadelas, pois podem não ter a cabeça como os machos nem o mesmo porte físico. É uma impressão da feminilidade nas cadelas assim como existe uma impressão da masculinidade nos cães. O tipo deve incluir aparência geral, temperamento, a harmonia de todas as partes e porte, especialmente quando em movimento. Deve existir uma ênfase maior no movimento do cão, deve ser o teste final do Chow, para confirmar seu equilíbrio, harmonia e garbo.
Desqualificações:
* Nariz pontudo ou de cor diferente do preto, exceto nos Chows azuis que podem apresentar um nariz azul sólido.
* Superfície superior da língua ou bordas vermelha ou rosa, com um ou mais pontos de vermelho ou rosa.
Orelha ou orelhas caídas. Uma orelha caída é aquela que quebra em qualquer ponto de sua base a sua ponta, ou que não é carregada bem ereta, mas fica paralela ao crânio.

Canil D´Elia Chow